IMAM: Tributo, conceito e ação.
A homenagem é explícita. A biografia e trajetória artística da maestrina Maria Augusta Monteiro – uma profissional de talento, atitude e larga visão de mundo – justificam todos os tributos: por sua contribuição técnica e conceitual à música coral de Alagoas e do Brasil; pelas lições de ousadia que mudaram a expressão dessa forma de arte em Alagoas, influenciando diversas gerações de artistas; pelo legado de pioneirismo e destemor; pela filosofia de vida que inclui produção de conhecimento, observação de preceitos científicos como orientação de vida, respeito e amor universal ao próximo.
O Instituto Maria Augusta Monteiro (IMAM) pretende, em sua atuação, refletir o perfil daquela que inspirou sua fundação. Simbolicamente, Maria Augusta continuará regendo, pelas mãos de técnicos que professam os mesmos ideais. Regendo ideias, sonhos, espetáculos, pesquisas, projetos culturais, iniciativas de caráter humanitário. Nesse intuito, prima pelo otimismo, criatividade, solidariedade e valorização humana, na perspectiva de transformar por meio de ações afirmativas, assim como o maestro transforma a partitura através de gestos que ordenam à música: aconteça! A música será sempre uma metáfora, lembrando a gênese dessa ideia e desse tributo.

Depoimentos
Casal
“Grandes desafios é sem dúvida o que move o Instituto Maria Augusta. Maceió sediou, em novembro de 2011, a Premiação Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), evento de grande porte do qual a Casal foi anfitriã. Recebemos mais de 500 pessoas de 22 estados da Federação. O IMAM cuidou do cerimonial, das atrações culturais e de todos os detalhes da entrega do equivalente ao Oscar do Saneamento Brasileiro. O resultado superou todas as expectativas dos convidados, deixando os mais exigentes paralisados com o espetáculo de beleza, requinte e profissionalismo da empresa organizadora da cerimônia. Nós, da Casal, ficamos honrados de ter o IMAM como parceiro de grande eventos”.
Rejane Mércia Medeiros
Assessora de Marketing e Relações Institucionais/CASAL
Siete Palos Banda Vocal - Venezuela
“A todos los que pertenecen a la familia ENCORAL, no tenemos palabras para describir las atenciones, la cordialidad y el esmero con los que nos hicieron sentir en Maceió. No puedo describir en estas letras la conexión espiritual que hubo entre ustedes y nosotros, porque si lo hubo y fue demostrado en todo momento del que nos sentimos orgullosos de hacer música “a capella”. Siete Palos Banda Vocal, los felicita y les da un merecido aplauso a cada una de las personas que conocimos, como Gal, Fátima e Mari, entre otros, y sobre todo a cada uno de esos muchachos que estuvieron a nuestro lado casi las 24 horas de cada día; que nos hicieron sentir que fuesen nuestros hermanos sin distinción de razas ni fronteras, ni países ni leyes. Una felicitación de nuestra parte y a la organización. Nuestro más sincero apoyo y agradecimento”.
Siete Palos Banda Vocal - Venezuela
